Guia de Reabilitação Manole

Em 01 de junho deste ano foi lançado o Guia de Reabilitação, mais uma obra de uma extensa e bem sucedida série Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar da Unifesp. Organizado pelo Prof. Dr. José Roberto Jardim e pelo Dr. Oliver A. Nascimento, essa obra enfatiza, de modo objetivo, o passo-a-passo para a implantação e o desenvolvimento de um grande centro de reabilitação. Tudo isso baseado na experiência acumulada em 67 anos pelo primeiro centro de reabilitação física do país, o Lar Escola São Francisco, conveniado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

guia de reab

Jardim JR, Nascimento OA (org). Reabilitação. 1a ed. São Paulo: Manole, 2010.

Trata-se de uma obra robusta que contou com a participação de 115 autores em 43 capítulos divididos em seções ou partes: Organizacional, Atividade Física Adaptada, Nutrição, Psicopedagogia, Gerontologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Centro de Reabilitação Pulmonar, Odontologia, Reumatologia, Fisiatria, Oficina Ortopédica, Fisioterapia, Serviço Social, Enfermagem e Escola de Educação Especial. A quase totalidade dos autores é colaborador desta grande instituição filantrópica que, aliada à Unifesp e demais instituições de ensino, é um local de efervescência acadêmica.

O leitor é então introduzido ao universo da reabilitação na prática: nenhum autor poupou esforços em detalhar a prática que faz com que o Lar Escola seja a instituição de reabilitação mais longeva deste país. Vale ressaltar que nenhuma prática se sustenta sem fundamentação. Nesse quesito a obra também surpreende, sem economia de conceitos aprofundados e referências baseadas na literatura internacional. Diferentemente de outras obras do gênero, não se fica nem completamente estagnado na idéia do “como eu trato”, tampouco constitui-se como uma colagem de artigos científicos altamente especializados e “up-to-date” em cada área.

Na parte 5, Gerontologia, são apresentados quatro capítulos: “Princípios de Reabilitação Gerontológica”, por Renata Cereda Cordeiro; “Doença de Alzheimer – do diagnóstico ao tratamento medicamentoso”, por Loretta Di Giunta; “Reabilitação nas Síndromes Demenciais”, por Renata Cereda Cordeiro, Sabrina Marcondes Teixeira da Silva e Cristiane Amorosino; e, por fim, “Depressão em idosos: manejo e estratégias em Reabilitação”, por Loretta Di Giunta, Renata Cereda Cordeiro, Maria Inês da Silva e Cristiane Amorosino.  Optamos por apresentar um capítulo que se ocupasse consistentemente  do conceito de Reabilitação Gerontológica e de que forma essas novas concepções afetam a gestão de um serviço voltado para o público idoso e suas famílias. Os demais capítulos enfatizam  abordagens de tratamento não convencionais em um centro de reabilitação que se ocupa predominantemente da deficiência física.

Acreditamos que o leitor terá inúmeras oportunidades de aprender sobre a reabilitação em condições como a dor e a limitação de movimentos em outros capítulos, de modo que a Gerontologia se preocupou em lidar com dois grandes problemas de saúde pública que vêm chegando de modo epidêmico no nível ambulatorial: as demências e a depressão. Estaria toda a equipe multiprofissional preparada em reabilitação para manejar as doenças neuropsiquiátricas?  Após a leitura desta obra, certamente o leitor chegará à conclusão que ela é imprescindível por romper paradigmas na saúde do idoso e desvelar estratégias de enfrentamento dos problemas mais impactantes dessa população.

Maiores detalhes sobre a obra, preço atualizado e vídeo contendo entrevista com os organizadores podem ser acessados clicando aqui.

2 Respostas para “Guia de Reabilitação Manole

  1. parabéns pessoal !belo trabalho!gostaria de saber ,caso vcs possam divulgar meu blog:
    http://www.fono-com.blogspot.com
    obrigada,
    valeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s