Guia de Geriatria e Gerontologia – 2ª edição 2011

As principais políticas públicas sobre envelhecimento sugerem a inserção de conteúdos gerontológicos em todas as instâncias de ensino, primordialmente no sistema curricular universitário. No entanto, pouco tem-se visto nesse sentido. O profissional cuja atuação centra-se no cuidado à saúde da população não deveria contentar-se apenas com conteúdos generalistas que excluem conhecimentos mínimos sobre a velhice, ainda mais considerando-se o contínuo crescimento proporcional dessa parcela da população. Como o Brasil parece ainda não ter se convencido de que não somos mais um país de jovens, a literatura nacional ainda mostra-se incipiente nesse tópico.

A primeira edição do livro destinado exclusivamente à Geriatria e Gerontologia, pertence a uma coleção maior (Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar da Universidade Federal de São Paulo) e foi lançada em 2005, durante o 18th Congress of the International Association of Gerontology que ocorreu no Rio de Janeiro.

A segunda edição deste Guia objetiva aperfeiçoar o cuidado do idoso ao discutir o processo de envelhecimento, as alterações cognitivas e afetivas e as interações medicamentosas com as doenças. Assim como na edição anterior, não haverá somente conteúdos médicos. A obra apresenta os aspectos e as consequências do aumento da população idosa, enfatizando a mudança de paradigma na saúde, o conceito de capacidade funcional do idoso, o envelhecimento bem-sucedido e o envelhecimento com fragilidade. Aborda tópicos sobre os cuidados básicos com o idoso em casos específicos, como doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, diabete, dislipidemias e infecções. Trata, ainda, as questões pertinentes a situações de vacinação, avaliação do estado nutricional, uso de antioxidantes e vitaminas, tratamento farmacológico e não-farmacológico da dor, prevenção e manejo de quedas e reabilitação do idoso, bem como de propostas de programas de treinamento físico. Os aspectos psicológicos e psiquiátricos, mais especificamente os transtornos depressivos e ansiosos e quadros que acompanham o declínio cognitivo e demencial do idoso, recebem enfoque especial por suas especificidades e por, muitas vezes, passarem despercebidos ao médico assistente.

No total são 27 capítulos desenvolvidos pela Disciplina de Geriatria do Departamento de Medicina da Unifesp, todos de forma didática, focados na resolução de problemas de modo prático e visual, repletos de diagramas e árvores de decisão para garantir agilidade na consulta.

Ficha técnica: 

Editora: MANOLE
ISBN: 8520429653
ISBN13: 9788520429655
Edição: 2ª Edição – 2011 – revisada e ampliada
Número de Páginas: 420
Acabamento: BROCHURA
Formato: 17,00 x 24,00 cm.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s