I Encontro de Blogueiros da Saúde

Para variar, o Twitter do blog (@ReabGeronto) me reservou mais uma daquelas oportunidades-relâmpago de aprendizagem: no início da tarde de hoje me deparei casualmente com um perfil do evento “I Encontro de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde” (@BlogueirosSaude). O encontro, que pretende ser anual, sempre em junho, foi dirigido a blogueiros e ativistas em redes sociais que tratam de saúde ou convivência com a doença que os motivou a escrever.

O evento teve início às 8h e se estendeu até as 17h, na Câmara Municipal de São Paulo. Como havia transmissão ao vivo pela TV Câmara, só fiquei decepcionada por ter perdido todas as palestras do período da manhã, mas feliz por ter acesso a ao menos uma parte do evento.

A Programação pareceu-me muito bem planejada e completa. No período da manhã, uma palestra inaugural sobre “Avaliação de tecnologias em Saúde”. Em seguida, uma mesa sobre “Informação de qualidade na web”, com depoimentos de pacientes que tiveram suas vidas modificadas por meio da internet ao final do bloco.

Após o intervalo, a palestra “Dr. Google veio para ficar!” (aliás, quem é blogueiro sabe muito bem o quanto!), seguida de “Direitos em saúde com responsabilidade”. A partir desse ponto, em virtude do atraso do voo dos palestrantes do Paraná, foram feitas trocas na programação: seguiu-se o bloco temático “Saúde nas Redes”, com as palestras de Adriana Santos (Canal Minas Saúde, inciativa da Secretaria Estadual de Saúde de MG) e de Jéssica Macêdo que nos contou sobre a experiência com os canais de relacionamento do Ministério da Saúde (Blog da Saúde, do MS).

O evento continuou com o bloco “Ativismo nas Redes – Casos Exitosos” que contou com a participação de Verônica Del Gragnamo Stasiak (Instituo Unidos pela Vida – Fibrose Cística) e de Priscila Torres (Grupo EncontrAR – Artrite Reumatóide). Estes casos mostram que uma ação pode surgir de modo despretensioso – como um simples blog – e tornar-se paulatinamente um movimento que vai além das redes sociais virtuais, com diversas atividades presenciais que foram surgindo por demanda externa.

Fonte: http://goo.gl/demQ3

O Google Grants permite que organizações sem fins lucrativos promovam suas missões e iniciativas no Google.com, garantindo US$ 10.000 por mês em publicidade no AdWords™.
Fonte da imagem: http://goo.gl/demQ3

Uma mesa muito esperada era a de “Monetização e Métricas de Blogs e Redes Sociais” com duas palestras, uma com o título da própria mesa e outra sobre o Google Grants, a edição sem fins lucrativos do AdWords, destinada a instituições do Terceiro Setor. Muito interessante saber que instituições filantrópicas podem ter financiamento a partir desse projeto! Quanto à monetização de nossos simples blogs independentes… Bem, o horário estava no limite e o palestrante, Robson Guimarães da Agência Poolbliq de Comunicação, nos sugeriu travar um hangout no dia 22/06, provavelmente no final da tarde, para dúvidas e muita interação sobre o tema. Vou cobrar! Preciso participar!

Ainda mais interessante foi perceber a abertura do Governo Federal para esse movimento inescapável que se tornou esse intenso uso que fazemos das mídias socais. O próprio Ministro da Saúde, Alexandre Padilha (@padilhando), apoiou o evento usando as ferramentas dos blogueiros, como podemos ver nesse vídeo:

Não assisti a todo o evento, mas aprendi:

  • dicas preciosas para criar e manter o interesse num blog de saúde
  • que devemos evitar a escola americana de linguagem jornalística baseada na lógica bélica (“combate” à doença X, “luta” contra o mal de (…), “portador” de doença X, etc…
  • que podemos ter um selo “Blog Amigo da Saúde”, lançado este ano pelo MS (saiba mais: http://www.blog.saude.gov.br/ms-lanca-selo-blog-amigo-da-saude/)
  • que as ações de um blog alavancam o ativismo social; tudo começa com um seguidor
  • que as instituições filantrópicas podem converter em receita o tráfego aos seus sites.

Conheça mais sobre o projeto acessando a página do facebook: https://www.facebook.com/blogueirosdasaude

Parabenizo os idealizadores e todos os que trabalharam arduamente para que esse projeto saísse do papel (ou do monitor…), em especial, Priscila Torres. Espero que este blog possa em breve congregar essa forte rede de mobilização em prol da saúde da população.

___________________________

Licença Creative Commons
O trabalho “I Encontro de Blogueiros da Saúde” de Renata Cereda Cordeiro foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em https://reabgeronto.wordpress.com/2013/06/08/1-encontro-blogueiros-saude/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em https://reabgeronto.wordpress.com/fale.

Uma resposta para “I Encontro de Blogueiros da Saúde

  1. Pingback: Este blog é amigo da saúde! | Resgatando a autonomia da pessoa idosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s