Hoje é dia do idoso!

Fonte: acervo pessoal do autor

Fonte: acervo pessoal do autor

Celebremos a data de hoje! Trata-se do Dia do Idoso. Mas essa data, afinal, é somente uma comemoração nacional ou internacionalmente reconhecida?

A resolução N. 45/106 de 14 de dezembro de 1990 da Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 1 de outubro como data anual comemorativa do Dia Mundial do Idoso, de acordo com o Plano de Ação Internacional de Viena sobre o Envelhecimento aprovado pela Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento (Viena, 1982) e apoiado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

[o Plano de Ação] insta para ação em assuntos como saúde e nutrição, proteção de consumidores idosos, habitação e meio ambiente, família, bem-estar social, segurança de renda e emprego, educação e a coleta e análise de dados de pesquisa.

Em 1991, a Assembleia Geral adotou o Princípio das Nações Unidas em Favor das Pessoas Idosas, enumerando 18 direitos das pessoas idosas – em relação à independência, participação, cuidado, autorrealização e dignidade. No ano seguinte, a Conferência Internacional sobre o Envelhecimento reuniu-se para dar seguimento ao Plano de Ação, adotando a Proclamação do Envelhecimento. Seguindo a recomendação da Conferência, a Assembleia Geral da ONU declarou 1999 o Ano Internacional do Idoso. (fonte: Nações Unidas no Brasil)

Em 2006, a lei N. 11.433 de 28 de dezembro instituiu o Dia Nacional do Idoso no Brasil. Deste modo, este dia pode ser chamado de Dia Internacional, Dia Mundial, Dia Nacional ou, simplesmente, Dia do Idoso.

O importante é lembrarmos neste dia com respeito e admiração de quem teve e ainda tem um preponderante papel em nossas famílias, comunidade e toda a nossa vida cívica. Se lhes falta voz e empoderamento, esse é um oportuno momento para resgatarmos sua força e propormos ações afirmativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s