Concurso Talentos da Maturidade 2010

Histórico do projeto

Unifesp Lesf

LarEscola

O Lar Escola São Francisco foi fundado em 1943 com a missão de reabilitar e integrar socialmente crianças com deficiência física por meio da educação e assistência especializada. A partir da parceria com a Escola Paulista de Medicina (atualmente Universidade Federal de São Paulo – Unifesp), em 1991, a vocação para a reabilitação do adulto, sempre baseada em evidências científicas, passou a estabelecer-se a ponto de se tornar gradativamente a prioridade do centro de reabilitação, sem, contudo, deixar de educar e assistir às crianças com deficiência física.

Em 1995, por ocasião da criação do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Reabilitação, foi implantado o serviço de Geriatria e Gerontologia no Lar Escola. Com  o avançar dos anos, o serviço ganhou mais visibilidade acadêmica e assistencial dentro do centro, passando a ampliar sua área física e finalmente denominar-se Setor de Reabilitação Gerontológica, cuja missão é:

Estudar e intervir diagnóstica e terapeuticamente na manutenção e recuperação da capacidade funcional da pessoa idosa, otimizando seus potenciais físico, psíquico, social, educacional e vocacional em compatibilidade com possíveis deficiências instaladas.

O setor jamais perdeu de vista a vocação para a formação de recursos humanos especializados. Favorecidos por estágios no setor, foram formados dezenas de profissionais especializados em Gerontologia pela Unifesp e quase 20 especialistas em Reabilitação Gerontológica, igualmente pela Unifesp. Além disso, estabeleceu parceria com os cursos de graduação em Musicoterapia da Faculdade Paulista de Artes (FPA) e, mais recentemente, das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), a fim de proporcionar um campo de estágio que atendesse às necessidades de aprendizagem prática sobre o idoso nos âmbitos da prevenção e reabilitação para esses futuros musicoterapeutas.
Com tantos parceiros, colaboradores de pesquisa, pós-graduandos em todos os níveis, nossa equipe foi-se multiplicando, assim como a oferta de programas de tratamento. Médico geriatra, coordenador em Gerontologia, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, educador físico e musicoterapeuta compunham nossa equipe.

O prêmio

Matéria Veja 2010

Todos os 25 vencedores de 2010 do concurso Talentos da Maturidade. Os 5 vencedores da categoria Programas Exemplares estão no canto superior direito, nº 21 a 25.
Fonte: Revista Veja (2010)

Após cinco anos sediando o curso de especialização em Reabilitação Gerontológica e mantendo-se os tradicionais parceiros acadêmicos, o setor resolveu ousar ainda mais e ampliar a equipe permanente para reduzir a dependência de estagiários para os atendimentos. Isso agregaria mais excelência na assistência, maior sistematização dos processos, menor rotatividade de pessoal e prestígio institucional. Pensando nisso, levamos vários meses – da abertura do edital em junho/2010 ao envio do projeto online em setembro/2010 – planejando o “tiro certeiro” que nos levaria ao alvo almejado: o apoio financeiro para as conquistas tão sonhadas.

O árduo trabalho rendeu frutos e, demonstrando já sermos criadores de uma proposta original de atenção à saúde integral da pessoa idosa idosa no âmbito ambulatorial de baixa, média e alta complexidades, fomos um dos cinco vencedores da 10ª edição do Concurso Talentos da Maturidade – categoria Programas Exemplares (veja post detalhado sobre o dia da premiação clicando aqui) em novembro de 2010. A vigência do apoio seria de 12 meses, a contar a partir de março de 2011, com possibilidade de renovação por meio de novo projeto de melhorias.

Última configuração de nossa equipe (jun/2012)

Para a surpresa de todos, após o júbilo da premiação e já no início do cronograma de atividades do projeto, fomos surpreendidos, no mês de maio/2011, pela notícia da incorporação do tradicional Lar Escola São Francisco, prestes a completar seus 68 anos de existência, pela Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD. Não houve consequências imediatas para o projeto que, apesar da instabilidade natural que esses processos vêm trazer a qualquer instituição, até superou o crescimento planejado, sempre amparados e apoiados pelo Banco Santander e os consultores do Talentos da Maturidade.

Procedemos em dezembro o projeto adicional para o reapoio por mais um ciclo de 12 meses (março/2012 a fevereiro/2013), o que, mais uma vez, nos rendeu o fruto precioso da aprovação.

O momento atual

Atualmente nosso projeto intitulado “Resgatando a autonomia da pessoa idosa” está passando pelo seu maior desafio: a ameaça externa provocada pela incorporação pela AACD se concretizou e, em 29/06/2012, apagamos as luzes na instituição que nos acolheu por mais de 15 anos. Trabalhamos arduamente pelos 40 dias que antecederam essa data, com forte esquema de planejamento. Nossa dolorosa tarefa era a de desligar os pacientes idosos e encaminhá-los à rede de saúde pública da região de cada um.

Momentos finais do setor.

No presente momento, estamos na luta pela migração do apoio financeiro – mais uma vez, o suporte dos consultores do concurso está sendo vital nesse processo de superação de obstáculos – para concluirmos as macro-propostas do projeto centradas na gestão por processos e na disseminação de nossos programas de reabilitação. O principal interessado em acolher nosso projeto é o Setor de Estudos do Envelhecimento do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp com o qual estabelecemos a mais longa e profícua parceria desde os primórdios do serviço.

Esperamos muito em breve reeditar essa página e relatar mais uma conquista. Aguardem e torçam conosco pelo melhor desfecho!

Anúncios

4 Respostas para “Concurso Talentos da Maturidade 2010

  1. Perdi o original de meu trabalho de literatura do “Talentos da Maturidade 2010”, como faço para baixá-lo em pdf.

    • Olá Nilton, eu procurei na internet para ver se alguém postou detalhes dos trabalhos da época e infelizmente não achei nada arquivado. O que encontrei foi uma mensagem na página do concurso explicando que após 14 edições o projeto Talentos da Maturidade foi encerrado pelo Santander (link: https://goo.gl/WiMFX3). Entretanto, nas letrinhas miúdas de rodapé, encontrei dados de contato com a área do banco responsável por isso. Telefone: 0800 762 7777 ou e-mail talentosdamaturidade@santander.com.br
      Eu acredito que a área responsável deve ter o histórico dos trabalhos premiados e os respectivos arquivos em pdf. Insista lá com eles e boa sorte!
      P.S.: me conte se deu tudo certo, ok?

  2. Pingback: Inscrições para especialização em Gerontologia da Unifesp – últimos dias! | Reabilitando a pessoa idosa

  3. Pingback: Sarcopenia: Conhecer para diagnosticar! | Reabilitando a pessoa idosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s